Reparação de avarias no Computador

     1.     Como efetuar cópias de segurança do disco

- Clique em Iniciar, escreva copia de segurança na caixa Iniciar Pesquisa e, em seguida, clique em copia de segurança e Restauro na lista Programas. Clique em fazer copia de segurança de ficheiros em fazer copia de segurança dos ficheiros ou de todo o computador

2.     Como evitar o sobreaquecimento do computador

Verificar se as ventoinhas estão funcionando. ...

Melhorar o fluxo de ar em PCs de mesa. ...

Melhorar o fluxo de ar do laptop. ...

Evite usar programas que consomem muita energia da CPU. ...

Fechar guias de navegador e programas desnecessários. ...

Limpar e espanar o computador.

3.     Identificar componentes incompatíveis num computador.

  1. Verifique as especificações técnicas dos componentes: Antes de montar um computador ou fazer uma atualização, é importante verificar as especificações técnicas dos componentes que você está usando. Verifique a compatibilidade da placa-mãe, processador, memória RAM, placa de vídeo, fonte de alimentação, entre outros.

  2. Verifique se as interfaces são compatíveis: Verifique se as interfaces dos componentes são compatíveis entre si. Por exemplo, se a placa-mãe tem uma interface PCIe 3.0 e a placa de vídeo tem uma interface PCIe 4.0, elas podem não ser compatíveis.

  3. Verifique as voltagens: Verifique se as voltagens dos componentes são compatíveis com a fonte de alimentação. Se a fonte de alimentação não fornecer energia suficiente para todos os componentes, o computador pode apresentar problemas de estabilidade.

  4. Verifique o tamanho dos componentes: Verifique se o tamanho dos componentes é compatível com o gabinete do computador. Alguns gabinetes podem não ser capazes de acomodar componentes de tamanho grande.

  5. Verifique a BIOS: Verifique se a BIOS da placa-mãe está atualizada. A BIOS é responsável por controlar a interação entre os componentes do computador e, se estiver desatualizada, pode causar incompatibilidade entre eles.

4.     Corrigir o erro "Hard Drive Failure"

  1. Faça backup dos seus dados: Antes de realizar qualquer ação, é importante fazer backup de todos os seus dados, para evitar a perda de arquivos importantes.

  2. Verifique as conexões: Verifique se o cabo SATA ou IDE está conectado corretamente ao disco rígido e à placa-mãe. Verifique também se a alimentação do disco rígido está correta.

  3. Execute uma verificação de disco: Execute uma verificação de disco para verificar e corrigir possíveis erros no sistema de arquivos. Para isso, você pode usar a ferramenta "Chkdsk" no Windows.

  4. Use software de diagnóstico: Use um software de diagnóstico de disco rígido, como o CrystalDiskInfo ou o HD Tune, para verificar o estado do disco rígido e detectar problemas físicos.

  5. Verifique o disco rígido em outro computador: Se possível, verifique o disco rígido em outro computador para verificar se o problema é com o próprio disco rígido ou com o sistema do seu computador.

  6. Substitua o disco rígido: Se todas as outras soluções falharem, pode ser necessário substituir o disco rígido por um novo.

5.     O monitor apresenta o menu da BIOS, mas não arranca.

  1. Verifique as conexões: Verifique se todos os cabos do computador, incluindo o cabo de alimentação, estão conectados corretamente. Certifique-se também de que o cabo do monitor está conectado na placa de vídeo corretamente.

  2. Verifique o boot order: Verifique se a ordem de inicialização na BIOS está configurada corretamente para que o sistema operacional seja iniciado a partir do disco rígido. Certifique-se de que o disco rígido esteja configurado como o primeiro dispositivo de boot.

  3. Verifique se há problemas de hardware: Verifique se há problemas de hardware, como falhas na memória RAM, no disco rígido ou na placa de vídeo. Execute testes de diagnóstico para detectar problemas em componentes específicos.

  4. Verifique se há problemas de software: Verifique se há problemas de software, como um sistema operacional corrompido ou drivers de dispositivo defeituosos. Tente iniciar o computador em modo de segurança ou usando um disco de recuperação do sistema.

  5. Faça uma redefinição da BIOS: Tente fazer uma redefinição da BIOS, restaurando as configurações padrão. Isso pode ajudar a resolver problemas de configuração incorreta na BIOS.

  6. Tente iniciar com outro monitor: Se possível, tente iniciar o computador com outro monitor para verificar se o problema está relacionado ao monitor ou ao computador.

6.     Os discos SATA não são reconhecidos

  1. Verifique as conexões: Verifique se os cabos SATA estão conectados corretamente tanto no disco rígido quanto na placa-mãe. Certifique-se de que os cabos estejam firmes e completamente encaixados em ambos os lados.

  2. Verifique a alimentação: Verifique se a fonte de alimentação está fornecendo energia suficiente para os discos rígidos. Certifique-se de que os cabos de alimentação estejam conectados corretamente e que a fonte de alimentação tenha energia suficiente para alimentar todos os componentes do sistema.

  3. Verifique as configurações da BIOS: Verifique se as configurações da BIOS estão corretas. Certifique-se de que o controlador SATA esteja habilitado e que o modo SATA esteja configurado corretamente.

  4. Tente outra porta SATA: Se o problema estiver em uma porta SATA específica, tente conectar o disco rígido em outra porta SATA da placa-mãe.

  5. Verifique se há conflitos de drive: Verifique se há conflitos de drive entre os discos rígidos. Certifique-se de que cada disco rígido tenha uma letra de unidade única e que não haja conflitos entre as unidades.

  6. Atualize os drivers do chipset da placa-mãe: Verifique se há atualizações disponíveis para os drivers do chipset da placa-mãe. Os drivers desatualizados podem causar problemas de reconhecimento de hardware.

  7. Verifique se os discos rígidos estão formatados corretamente: Verifique se os discos rígidos estão formatados corretamente e se eles têm uma partição ativa. Use o Gerenciador de Disco do Windows para verificar e configurar a partição do disco rígido, se necessário.

7.     Quando se liga à corrente, o PC arranca até à deteção da drive de disquetes e para.

8.     O computador arranca normalmente, mas subitamente desliga.

9.     O computador parece arrancar normalmente, mas monitor permanece preto.

10.  Quando se pressiona o botão ligar, nada acontece.

11.  Sistema recusa arrancar a partir de uma drive USB.

12.  Mensagem "Out of scan range" é apresentado no monitor.

13.  O texto está muito grande ou muito pequeno.

14.  O monitor apresenta pates da imagem a preto, branco ou outra cor.

15.  Problemas com os monitores CRT.

16.  O monitor não apresenta imagem.

17.  O monitor treme, faz um barulho elétrico, desliga-se inesperadamente e emite um odor a queimado.

18.  A imagem treme.

19.  Problemas com os monitores LCD.

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